Portaria MF 184/2008: um marco para implantação do Novo Modelo de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

  • Paulo Henrique Feijó CFC - Conselho Federal de Contabilidade
  • Maria Clara Cavalcante Bugarim

Resumo

O setor público brasileiro tem uma extensa tradição de aperfeiçoamento em seus instrumentos de gestão das contas públicas, iniciando-se com a edição da Lei n.º 4.320, em 1964, passando pela implantação dos instrumentos de registro, como o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), e mais recentemente pela edição da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Neste momento, o País está vivendo o início de um novo foco de avanços, que pode ser considerado uma verdadeira revolução contábil. Várias ações estratégicas estão em curso, visando à implantação do novo modelo de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, que tem como objetivo convergir as práticas de contabilidade vigentes para os padrões estabelecidos nas Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Feijó, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília – UNB, com pós-graduação em Contabilidade e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, com atuação na Coordenação-Geral de Programação Financeira desde 1993. Professor da disciplina Responsabilidade Fiscal, no curso de Gestão Financeira e Tributária. Coordenador dos Cursos de Siafi e Siafi-Gerencial na Associação Brasileira de Orçamento Público – ABOP. Atualmente é Coordenador-Geral de Contabilidade da STN.
Maria Clara Cavalcante Bugarim
Especialista em Administração de Recursos Humanos e em Auditoria, Mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É assessora pedagógica e professora da Universidade de Fortaleza (Unifor).
Como Citar
FEIJÓ, Paulo Henrique; BUGARIM, Maria Clara Cavalcante. Portaria MF 184/2008: um marco para implantação do Novo Modelo de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 173, p. 78-89, mar. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/823>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.