Gestão financeira de empresas públicas de economia mista municipal - uma aplicação do Modelo Dinâmico

  • Marcelle Cristina Corrêa
  • Alfredo Alves de Oliveira Melo

Resumo

O turbulento período vivenciado pela sociedade nos anos de 2004 a 2006, devido às denúncias de suspeitas de fraudes e corrupções nas finanças públicas, sobretudo em empresas estatais como os Correios, despertou o interesse da população em saber como se apresentam as atividades financeiras das demais entidades públicas. Frente ao fato mencionado, este trabalho procurou contribuir na evidenciação das finanças das empresas públicas de economia mista pertencentes à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – PBH, por meio da utilização do Modelo Fleuriet em seus demonstrativos financeiros. O modelo utiliza as variáveis: Necessidade de Capital de Giro (NCG), Capital de Giro (CDG) e Saldo de Tesouraria (T), e reclassifica as contasdo Balanço, tornando-as funcionais. Além disso, foi realizada a integração da NCG à Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), com a finalidade de visualizar o conjunto das decisões empresariais, relativas às práticas de investimentos e financiamentos dos recursos. Na análise dos dados, constatou-se que as empresas da PBH sobrevivem graças aos aportes de capital e/ou subvenções econômicas, e três delas apresentam situação delicada no que se refere à continuidade da organização. Por fim, pretendeu-se auxiliar o administrador financeiro na avaliação das suas decisões.

Biografia do Autor

Marcelle Cristina Corrêa
Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes, especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela PUC-MINAS e bacharela em Ciências Contábeis pela PUC-MINAS. Professora da Faculdade Novos Horizontes e professora da Universidade FUMEC.
Alfredo Alves de Oliveira Melo
Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes, especialização em Finanças e Contabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Ciências das Organizações pela Universite de Paris IX (Paris-Dauphine). É diretor geral da Faculdade Novos Horizontes.
Publicado
2012-03-12
Como Citar
CORRÊA, Marcelle Cristina; MELO, Alfredo Alves de Oliveira. Gestão financeira de empresas públicas de economia mista municipal - uma aplicação do Modelo Dinâmico. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 173, p. 64-77, mar. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/821>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.