Aplicação do método UEP numa indústria de acessórios para molduras e porta-retratos

  • Rodney Wernke CFC - Conselho Federal de Contabilidade
  • Marluce Lembeck

Resumo

Relata estudo de caso sobre a aplicação do método UEP numa indústria de pequeno porte que fabrica acessórios para molduras e porta-retratos. Para tanto, inicialmente se apresenta uma revisão da literatura a respeito desse método de custeio, em que são evidenciados aspectos como histórico, conceitos, princípios norteadores, etapas a serem percorridas para implementá-lo, benefícios informativos oriundos e limitações associadas. Em seguida, são apresentados os principais aspectos do estudo de caso realizado, efetuando uma descrição da empresa enfocada e as etapas seguidas para tentar implementar o método UEP na organização em tela. Posteriormente são comentados os resultados alcançados, citadas as dificuldades encontradas e mencionadas as conclusões do estudo.

Biografia do Autor

Rodney Wernke, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Contador, doutor em Engenharia de Produção/ UFSC, professor universitário, consultor de custos e finanças.
Marluce Lembeck
Contadora, MBA em Gestão Empresarial/FGV, professora universitária.
Como Citar
WERNKE, Rodney; LEMBECK, Marluce. Aplicação do método UEP numa indústria de acessórios para molduras e porta-retratos. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 173, p. 34-49, mar. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/819>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.