Indicadores de rentabilidade da Aracruz Celulose à luz do Método Dupont e conteúdo do Relatório da Administração após a certificação ISO 14001

  • Marcelo Batista da Silva
  • Antônio Nunes Pereira

Resumo

O estudo descreve e discute o comportamento dos indicadores de rentabilidade da Aracruz Celulose S.A à luz do Método Dupont e conteúdo informativo do Relatório da Administração (1998-2006) no contexto de implantação da ISO 14001 (1995-2003). A título de orientação há suposição de que exista alguma influência da ISO 14001 na rentabilidade da empresa. A ISO 14001 determina os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e, para obter esta certificação, a empresa deve atender a certos requisitos (OLIVEIRA, 2003). A sustentabilidade se tornou uma grande preocupação, pois há o desafio em conciliar o crescimento econômico com a preservação da natureza. Nesse ideário, é esperado que o SGA implantado possibilite ganhos e melhoria dos indicadores econômico-financeiros da empresa. Utilizou-se uma metodologia de estudo de caso (YIN, 2001; GIL, 2002) e pesquisa descritiva (MARTINS, 2000) para satisfazer o questionamento do estudo. Cálculos descritivos, como média, mediana, variância e desvio-padrão também foram empregados para suportar a discussão do trabalho. Nos moldes de Bardin (2002), uma análise de conteúdo dos Relatórios da Administração da Aracruz tornouse útil para avaliar os determinantes de rentabilidade da empresa no período de 1998 a 2006. O avanço da discussão indicou que o período após a certificação da ISO 14001 coincidiu com a melhoria da rentabilidade média da empresa (ROE de -0,03% para 4,00%) até certo ponto também influenciada por fatores externos à gestão (variação cambial, variação do mercado internacional de celulose, por exemplo).

Biografia do Autor

Marcelo Batista da Silva
Graduando em Ciências Contábeis da  Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Antônio Nunes Pereira
Auditor de Empresa de Energia, professor substituto de Administração Financeira e de Custos (UFES), mestrando em Ciências Contábeis pela Fucape Business School.
Como Citar
SILVA, Marcelo Batista da; PEREIRA, Antônio Nunes. Indicadores de rentabilidade da Aracruz Celulose à luz do Método Dupont e conteúdo do Relatório da Administração após a certificação ISO 14001. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 173, p. 20-33, mar. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/818>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.