A utilização da informação contábil na tomada de decisões em empresas de pequeno porte - um estudo exploratório nas indústrias metalúrgicas com contabilidade terceirizada no município de Cláudio–MG

  • Sônia Cristina Lopes Alves CFC - Conselho Federal de Contabilidade
  • Jean Ferreira Assunção

Resumo

A pesquisa objetivou verificar se a empresa de pequeno porte com contabilidade terceirizada utiliza a informação contábil na tomada de decisão. Foi utilizada a teoria da informação contábil para dar sustentação à pesquisa. Foi realizado um estudo exploratório em todas as empresas metalúrgicas de pequeno porte da cidade de Cláudio, estado de Minas Gerais, investigando se essas empresas utilizavam tais informações. Baseando-se nos resultados obtidos em estudos empíricos, esperava-se que a resposta ao problema de pesquisa fosse que tais informações não são utilizadas nas decisões gerenciais. Contrariando a hipótese, o estudo concluiu que as informações contábeis são utilizadas pelos gestores de empresas de pequeno porte com contabilidade terceirizada, sobretudo aquelas relacionadas com decisões financeiras de curto prazo. Em média, os gestores consideraram as informações contábeis importantes para a tomada de decisões. Não foram consideradas variáveis comportamentais, sugerindo-se que tais variáveis possam ser inseridas em pesquisas futuras.

Biografia do Autor

Sônia Cristina Lopes Alves, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Contadora, especialista em Controladoria de Gestão pela Faced – Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Divinópolis.
Jean Ferreira Assunção
Contador, especialista em Controladoria de Gestão e especialista em Gestão Empresarial pela Faced – Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Divinópolis.
Como Citar
ALVES, Sônia Cristina Lopes; ASSUNÇÃO, Jean Ferreira. A utilização da informação contábil na tomada de decisões em empresas de pequeno porte - um estudo exploratório nas indústrias metalúrgicas com contabilidade terceirizada no município de Cláudio–MG. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 171, p. 56-67, mar. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/803>. Acesso em: 17 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.