Valor de bolsa versus valor contábil - uma análise frente à capacidade de remuneração do custo de oportunidade

  • Rodrigo Fernandes Malaquias CFC - Conselho Federal de Contabilidade
  • Carlos Antônio Pereira
  • Kárem Cristina de Sousa Ribeiro

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo testar a associação entre a capacidade de remuneração do custo de oportunidade e o valor de bolsa das empresas que negociaram ações na Bolsa de Valores de São Paulo em 2006. Buscou-se verificar também a existência de casos em que o valor de bolsa das empresas mostrou-se inferior ao seu valor contábil. A partir da obtenção da diferença entre os dois citados valores, foram elaboradas distribuições de freqüência e histogramas para análise dos dados. Os resultados mostraram que o grupo de empresas com valor de bolsa abaixo do valor contábil representa 28,04% do universo analisado e, mesmo assim, 15,76% deste grupo apresentam lucros suficientes para remuneração do custo de oportunidade. Ainda 38,38% do universo selecionado, mesmo com valor de bolsa acima do valor contábil, apresentaram incapacidade para a remuneração do custo de oportunidade ou ainda prejuízo no exercício. Evidenciou-se que, dentro do universo analisado, o valor de bolsa e a geração de resultados não estão estatisticamente associados conforme o coeficiente de correlação calculado.

Biografia do Autor

Rodrigo Fernandes Malaquias, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro – FCETM (2004), com especialização em Controladoria e Finanças pela FCETM (2006). Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia.
Carlos Antônio Pereira
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Especialização em Finanças e Planejamento Empresarial pela UFU. Professor do Instituto Politécnico de Uberlândia e da Universidade Presidente Antônio Carlos.
Kárem Cristina de Sousa Ribeiro
Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo - USP. Doutora em Administração pela USP e Pós-doutora pela USP. Professora adjunta da Faculdade de Gestão e Negócios - UFU.
Como Citar
MALAQUIAS, Rodrigo Fernandes; PEREIRA, Carlos Antônio; RIBEIRO, Kárem Cristina de Sousa. Valor de bolsa versus valor contábil - uma análise frente à capacidade de remuneração do custo de oportunidade. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 171, p. 44-55, mar. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/802>. Acesso em: 18 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.