Decisão entre produção própria e terceirização: o caso do refeitório de um Frigorífico do extremo oeste de Santa Catarina

  • Carmem Haab Lutte Cavalcante CFC - Conselho Federal de Contabilidade
  • Marcio Wandscheer

Resumo

O estudo teve como objetivo verificar a melhor alternativa entre a terceirização e a produção própria das refeições no refeitório de umfrigorífico do extremo oeste de Santa Catarina. A importância do estudo de alternativas do tipo produzir ou terceirizar está na possibilidade de otimização dos recursos da empresa. Para o estudo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica em livros e materiais disponíveis na internet e documental quando da pesquisa em relatórios contábeis e demais registros da empresa. Assim, trabalhou-se com o caso prático no qual se elaboraram dois cálculos de custos para as diferentes situações, com o intuito de serem esclarecidas as dúvidas sobre a viabilidade da terceirização do refeitório. Na primeira situação, calcularam-se os custos da terceirização e, no segundo caso, da produção própria das refeições. Por meio da realização do estudo, verificou-se que a produção própria traz um custo menor para o frigorífico, sendo, portanto, mais vantajosa. No cálculo dos custos da produção interna e da terceirização, não se levaram em consideração os custos não-relevantes, isto é, aqueles não se modificam em qualquer uma das alternativas de produção consideradas.

Biografia do Autor

Carmem Haab Lutte Cavalcante, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Bacharel em Ciências Contábeis. Mestre em Ciências Contábeis pela Unisinos. Coordenadora do Curso de Ciências Contáfeis da FAI. Professora universitária.
Marcio Wandscheer
Bacharel em Ciências Contábeis. Pós-Graduando em Controladoria pela FAI – Faculdades de Itapiranga.
Como Citar
CAVALCANTE, Carmem Haab Lutte; WANDSCHEER, Marcio. Decisão entre produção própria e terceirização: o caso do refeitório de um Frigorífico do extremo oeste de Santa Catarina. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 171, p. 32-43, mar. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/801>. Acesso em: 22 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.