Aplicabilidade da análise dinâmica do capital de giro como instrumento de avaliação da gestão financeira em cooperativas agropecuárias

  • Régio Marcio Toesca Gimenes CFC - Conselho Federal de Contabilidade
  • Fátima Maria Pegorini Gimenes

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar a origem dos recursos que financiaram as necessidades líquidas de capital de giro de uma amostra de sessenta e quatro cooperativas agropecuárias localizadas em oito estados brasileiros, no período de 1999 a 2004. A pesquisa realizada é de natureza descritiva, documental e aplicada. O modelo teórico utilizado para mensurar as variáveis dependentes foi o da análise dinâmica de capital de giro, também conhecido como Modelo Fleuriet. Os resultados obtidos permitem concluir que a demanda por capital de giro das cooperativas não foi financiada, de uma forma geral, com recursos permanentes (exigíveis em longo prazo e patrimônio líquido), havendo, assim, a necessidade de captação de recursos onerosos de curto prazo para complementar o financiamento do seu ciclo financeiro, geralmente, de custo e risco mais elevados do que as demais fontes de financiamento.

Biografia do Autor

Régio Marcio Toesca Gimenes, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Pós-Doutor em Finanças pela FEA/USP, coordenador da pós-graduação stricto sensu da UNIPAR – Universidade Paranaense.
Fátima Maria Pegorini Gimenes
Doutora em Administração de Empresas, professora Titular de Teoria Econômica da Unipar
Publicado
2012-03-07
Como Citar
GIMENES, Régio Marcio Toesca; GIMENES, Fátima Maria Pegorini. Aplicabilidade da análise dinâmica do capital de giro como instrumento de avaliação da gestão financeira em cooperativas agropecuárias. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 171, p. 18-31, mar. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/800>. Acesso em: 16 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.