Aplicabilidade da análise dinâmica do capital de giro como instrumento de avaliação da gestão financeira em cooperativas agropecuárias
Resumo
O presente estudo tem como objetivo investigar a origem dos recursos que financiaram as necessidades líquidas de capital de giro de uma amostra de sessenta e quatro cooperativas agropecuárias localizadas em oito estados brasileiros, no período de 1999 a 2004. A pesquisa realizada é de natureza descritiva, documental e aplicada. O modelo teórico utilizado para mensurar as variáveis dependentes foi o da análise dinâmica de capital de giro, também conhecido como Modelo Fleuriet. Os resultados obtidos permitem concluir que a demanda por capital de giro das cooperativas não foi financiada, de uma forma geral, com recursos permanentes (exigíveis em longo prazo e patrimônio líquido), havendo, assim, a necessidade de captação de recursos onerosos de curto prazo para complementar o financiamento do seu ciclo financeiro, geralmente, de custo e risco mais elevados do que as demais fontes de financiamento.
Publicado
2012-03-07
Como Citar
GIMENES, Régio Marcio Toesca; GIMENES, Fátima Maria Pegorini.
Aplicabilidade da análise dinâmica do capital de giro como instrumento de avaliação da gestão financeira em cooperativas agropecuárias.
Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 171, p. 18-31, mar. 2012.
ISSN 2526-8414.
Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/800>. Acesso em: 16 fev. 2019.
Seção
Artigos
A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo. A revista não paga direitos autoral aos autores dos textos publicados. O detentor dos direitos autorais da revista é o Conselho Federal de Contabilidade - CFC.