A qualidade do Laudo Pericial Contábil e sua influência na decisão de magistrados nas comarcas localizadas no Distrito Federal e na cidade de Fortaleza-CE

  • Ivonne Ivette Vergara Rivas
  • Idalberto José das Neves Júnior

Resumo

Este artigo tem por finalidade constatar a importância de se apresentar um Laudo Pericial Contábil com qualidade e evidenciar a sua influência na decisão do magistrado. Primeiramente foram apresentados conceitos e exigências necessárias ao bom desempenho na elaboração do laudo. Com isso, verificou-se, por meio de referenciais teóricos, que o Laudo Pericial Contábil é uma peça escrita na qual o perito contador expressa de forma clara e objetiva toda a síntese do objeto da perícia, com o intuito de esclarecer dúvidas ao magistrado. Dentro desse contexto, este trabalho foi desenvolvido com base na revisão da literatura e na coleta de documentos de processos judiciais das comarcas do Distrito Federal e da cidade de Fortaleza, no Ceará. Foram analisados, com a utilização de check-list de verificação, os documentos relativos ao (i) Laudo Pericial, (ii) Parecer Pericial Contábil, aos (iii) Pedidos de Esclarecimentos e à (iv) Sentença do Magistrado, que totalizaram 56 documentos. A análise abordou itens sobre a qualidade do laudo e sua influência na decisão do magistrado. Ao final da pesquisa verificou-se que a maioria os Laudos Periciais Contábeis atendem aos requisitos de trabalhos realizados com qualidade e foi comprovado que essa prova pericial influencia a decisão do magistrado.

##submission.authorBiography##

Ivonne Ivette Vergara Rivas
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Brasília.
Como Citar
RIVAS, Ivonne Ivette Vergara; JÚNIOR, Idalberto José das Neves. A qualidade do Laudo Pericial Contábil e sua influência na decisão de magistrados nas comarcas localizadas no Distrito Federal e na cidade de Fortaleza-CE. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 168, p. 74-89, jan. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/764>. Acesso em: 20 maio 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.