A Contribuição de Michel Foucault nas abordagens da Teoria Contábil

  • Klicia Maria Silva Guimaraes

Resumo

O presente artigo visa demonstrar a contribuição da filosofia na teoria contábil, especialmente no que se refere às metodologias de pesquisa segundo a abordagem ética e a da teoria do comportamento. Procura, ainda, comentar o modo como essas metodologias são utilizadas para atingir os objetivos da Contabilidade. A Contabilidade é uma ciência que estuda a mensuração do patrimônio de uma empresa e o gerencia, ou seja, tem o domínio das informações da “máquina de engrenagem” que auxilia as tomadas de decisões; mas se este “poder” for usado de forma errônea, poderá causar “marcas irreparáveis” do ponto de vista material, profissional e humano. Mas se o “poder” for usado adequadamente, poderá transformar e auxiliar grandes trabalhos em prol da sociedade, incentivando a participação das empresas no plano social e aumentando as suas receitas, que conseqüentemente gerará mais empregos e melhor distribuição de rendas. De outro modo, tanto o empresário quanto o Estado poderão ser vistos como um ser dominante, buscando alcançar sempre os lucros e arrecadações máximas, mesmo que para isso tenha de praticar métodos não apropriados à moral. A evidência da Responsabilidade Social da Contabilidade na interação com os meios do controle social, ora empresário/empregado, ora governo/empresas/sociedade, na procura de equilibrar as forças e interesses, promove maior organização dos diversos interesses das camadas sociais de forma a buscar melhores padrões de eqüidade.

##submission.authorBiography##

Klicia Maria Silva Guimaraes
Contadora e professora Universitária; atualmente leciona em cursos de pós-graduação na Uni-Anhanguera/GO. Doutora em Economia de Empresas pela UIB/Espanha e mestranda na área de Gestão Industrial do Curso Mestrado Profissional Tecnologia Farmacêutica da UCG/GO.
Como Citar
GUIMARAES, Klicia Maria Silva. A Contribuição de Michel Foucault nas abordagens da Teoria Contábil. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 168, p. 20-33, jan. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/756>. Acesso em: 20 jul. 2019.

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/app/rbcv3/plugins/generic/recommendByAuthor/RecommendByAuthorPlugin.inc.php on line 114

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.