A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte

  • Carlos Alberto de Souza

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo verificar se existem economias de escala na atividade privada de ensino superior de Belo Horizonte. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental, concluindo com a análise dos dados a partir de dois efeitos: a) o efeito-escala, pressupondo-se uma mesma estrutura organizacional; b) o organizacional, considerando-se a Faculdade, o Centro Universitário e a Universidade. As conclusões do estudo indicam que, com relação ao efeito-escala, os valores dos custos médios por aluno apresentaram-se decrescentes a partir do aumento da escala do estabelecimento, indicando a presença de economia de escala. Quanto ao efeito organizacional, percebeu-se que o custo médio por aluno se elevou na ocasião da mudança estrutural entre o Centro Universitário e a Universidade, entretanto demonstrando a sua redução quando se aumentou a escala na Universidade, indicando, novamente, a presença de economia de escala. Por fim, este trabalho evidenciou a possibilidade de se avaliar a relação entre a escala e o custo médio por aluno de uma instituição de ensino superior de cunho privado, de forma a produzir que resulte em um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e em uma maior eficiência na alocação desses mesmos recursos.

##submission.authorBiography##

Carlos Alberto de Souza
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, professor universitário, mestre em Administração – FEAD Minas
Como Citar
SOUZA, Carlos Alberto de. A relação entre a escala e o custo médio por aluno no ensino superior privado de Belo Horizonte. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 162, p. 78-93, jan. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/705>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.