Modelo de planilha para análise dos custos e formação de preço dos serviços contínuos a serem terceirizados na Administração Pública

  • Cássia Pereira de Andrade

Resumo

Muito se tem discutido na esfera da Administração Pública sobre a necessidade de desenvolver uma ferramenta prática capaz de auxiliar o agente público na apuração, compreensão e formação de preço dos serviços a serem contratados. Este artigo tem por objetivo apresentar um modelo de planilha que identifica e demonstra os custos vinculados à formação de preço, considerando todos os aspectos essenciais, desde as convenções coletivas de trabalho, leis trabalhistas, previdenciárias e tributárias, até as retenções em nota fiscal. O estudo adota uma metodologia analítico-descritiva e utiliza como técnica de pesquisa o método explicativo, de forma a evidenciar cálculos e fórmulas que são necessários para apuração de um preço, valendo-se de exemplos numéricoilustrativos. Com isso, este artigo habilita o gestor a não só conhecer os custos, mas a analisar a melhor proposta de uma licitação, o que resultará na pactuação de um preço justo para a contratada, contratante e sociedade.

##submission.authorBiography##

Cássia Pereira de Andrade
Graduação em Ciências Contábeis pela UCB - DF – 2002, especialização em Contabilidade Gerencial pela UPIS (DF) – 2003, Técnica da Superintendência de Controladoria da INFRAERO até 2005, Assistente da Superintendência de Gestão de Contratos de Serviço Contínuos da INFRAERO desde 2005.
Como Citar
ANDRADE, Cássia Pereira de. Modelo de planilha para análise dos custos e formação de preço dos serviços contínuos a serem terceirizados na Administração Pública. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 162, p. 26-43, jan. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/701>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.