Siderurgia - Análise Financeira da Indústria Brasileira em Relação à Indústria Mundial

  • João Conrado de Amorim Carvalho

Resumo

O setor siderúrgico vem passando por um processo de reestruturação em que a busca de eficiência vai definir não apenas a liderança no mercado, mas também a própria sobrevivência das empresas. A indústria brasileira, recém-saída de um processo de privatização, vem se inserindo no cenário internacional, levando a crer que ocupará espaços cada vez mais importantes. Nesse contexto de mudanças, é interessante saber se as empresas nacionais estão aptas a enfrentar a concorrência internacional. Este artigo avalia o comportamento da siderurgia brasileira a partir da análise dos indicadores financeiros extraídos das Demonstrações Contábeis divulgadas no período de 2001 a 2003 de sete empresas brasileiras, comparando os resultados com indicadores de cinco empresas da siderurgia mundial. Vai-se demonstrar que a indústria brasileira apresenta resultados compatíveis, e até mesmo superiores, ao padrão mundial.

##submission.authorBiography##

João Conrado de Amorim Carvalho
Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Unificado do Maranhão. Especialista em Marketing e em Gestão de Empresas pela ESPM-RJ. Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EBAPE). Professor da Faculdade Atenas Maranhense e Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.
Publicado
2012-02-13
Como Citar
CARVALHO, João Conrado de Amorim. Siderurgia - Análise Financeira da Indústria Brasileira em Relação à Indústria Mundial. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 168, p. 34-49, fev. 2012. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/673>. Acesso em: 20 maio 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.