Comunicação em Contabilidade: Estudo comparativo do nível de percepção de usuários da informação contábil em Florianópolis (SC) e Recife (PE) sobre a utilidade das representações gráficas no processo de evidenciação

  • Cláudia Catarina Pereira
  • Adriana Rodrigues Fragoso
  • José Francisco Ribeiro Filho

Resumo

Este artigo procura comparar o nível de percepção dos usuários da informação contábil em Florianópolis (SC) e Recife (PE) sobre a utilidade das representações gráficas no processo de evidenciação. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um questionário aplicado a profissionais que atuam em diversos ramos (serviços, comércio, indústrias), nos quais investigou-se sobre: locais onde são elaborados os demonstrativos contábeis (se na própria organização ou por empresas terceirizadas), como são utilizados e avaliados no processo de tomada de decisão, bem como a percepção dos entrevistados à apresentação de informações contábeis por meio de representações gráficas. Ao término da pesquisa foi possível identificar que existe uma melhor avaliação, pelos entrevistados, das informações disponibilizadas nos demonstrativos contábeis quando estes são elaborados na própria empresa. Nas duas capitais, a maior parte dos entrevistados considerou que a representação gráfica melhora muito a compreensão das informações contábeis, principalmente no que concerne à facilidade de visualização das variações de valores.

Biografia do Autor

Cláudia Catarina Pereira
Contadora, Mestre em Administração – ESAG/UDESC. Professora da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.
Adriana Rodrigues Fragoso
Contadora, Mestre em Ciências Contábeis /Universidade de São Paulo. Professor do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós–Graduação em Ciências Contábeis (UnB, UFPB, UFPE, UFRN).
José Francisco Ribeiro Filho
Contador, Doutor em Ciências Contábeis/Universidade de São Paulo. Professor do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós–Graduação em Ciências Contábeis (UnB, UFPB, UFPE, UFRN).
Como Citar
PEREIRA, Cláudia Catarina; FRAGOSO, Adriana Rodrigues; FILHO, José Francisco Ribeiro. Comunicação em Contabilidade: Estudo comparativo do nível de percepção de usuários da informação contábil em Florianópolis (SC) e Recife (PE) sobre a utilidade das representações gráficas no processo de evidenciação. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 156, p. 50-69, out. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/648>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.