Um Estudo da Transparência nas Demonstrações Contábeis das Agências Reguladoras

  • Aracéli Cristina de Sousa Ferreira
  • André Luiz Bufoni
  • Paulo Roberto A. Monteiro
  • Leonardo Pitanga Fernandes
  • Adriana Faur
  • Vanessa Machado

Resumo

O presente trabalho verifica a transparência das agências reguladoras federais nacionais. De forma mais específica, a questão da transparência nas Demonstrações Contábeis desses agentes públicos. Após a revisão da legislação pertinente e da literatura correlata, analisaram-se os documentos disponibilizados por nove agências reguladoras federais, verificando a adequação de seus demonstrativos ao referencial teórico, e comparando entre si as diversas informações presentes em suas Demonstrações Contábeis e em seus relatórios de gestão. Os resultados indicam que não existem Demonstrações Contábeis disponíveis; indicam ainda que as demonstrações apresentam problemas semânticos e que, mesmo os relatórios de gestão, apresentam informações incompletas, sendo pouco transparentes.Esse artigo é produto do convênio firmado entre a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal e O Conselho Regional de Contabilidade ambos do Rio de Janeiro e contou com a contribuição das pesquisadoras Adriana Faur e Vanessa Machado.

Biografia do Autor

Aracéli Cristina de Sousa Ferreira
Coordenadora. Doutora em Ciências Contábeis – FEA/USP.
André Luiz Bufoni
Coordenador Adjunto. Mestre em Ciências Contábeis pela FACC-UFRJ.
Paulo Roberto A. Monteiro
Pesquisador. Mestrando FACC-UFRJ
Leonardo Pitanga Fernandes
Pesquisador. Mestrando FACC-UFRJ.
Adriana Faur
Graduando da FACC-UFRJ
Vanessa Machado
Graduando da FACC-UFRJ
Como Citar
FERREIRA, Aracéli Cristina de Sousa et al. Um Estudo da Transparência nas Demonstrações Contábeis das Agências Reguladoras. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 156, p. 36-49, out. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/647>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.