Formação Acadêmica e Treinamento Profissional em Auditoria no DF: uma análise crítica

  • Marilene Helena Dias
  • Paulo César de Melo Mendes

Resumo

O desenvolvimento acelerado da economia tem sido cenário propício para o desenvolvimento e o aprimoramento da profissão contábil, com destaque para o profissional que atua como auditor independente. Tal desenvolvimento deve ser acompanhado de um progresso no mesmo sentido no campo educacional. Sendo necessárias Instituições de Ensino Superior (IESs) capazes de atender às expectativas de mercado e programas de educação continuada, visando ao aprimoramento profissional constante. O presente trabalho tem como objetivo analisar a formação acadêmica, demandada pelos profissionais advindos das IESs e o programa de treinamento dado pelas empresas de auditoria para os profissionais em início de carreira, analisando-os, comparativamente, nos pontos cabíveis. Nesse propósito, foi identificado um certo distanciamento entre a necessidade de mercado e o nível de conhecimento de auditoria transmitido pelas IESs comparado com os pré-requisitos para ingresso nas empresas de auditoria e os programas de treinamento das empresas, sendo constatado que as empresas podem estar utilizando o treinamento como forma de suprir as deficiências do ensino de graduação.

Biografia do Autor

Marilene Helena Dias
Filiação: Universidade de Brasília - UnB. Faculdade de Administração, Economia, Contabilidade e Ciência da Informação - FACE. Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais - CCA.
Paulo César de Melo Mendes
Filiação: Universidade de Brasília - UnB. Faculdade de Administração, Economia, Contabilidade e Ciência da Informação - FACE. Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais - CCA.
Como Citar
DIAS, Marilene Helena; MENDES, Paulo César de Melo. Formação Acadêmica e Treinamento Profissional em Auditoria no DF: uma análise crítica. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 155, p. 82-97, out. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/641>. Acesso em: 18 set. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.