Proposta de metodologia de ensino para a disciplina Teoria da Contabilidade no curso de Bacharel em Ciências Contábeis

  • Nilton Facci
  • Ângelo Alves da Silva

Resumo

Um fator que contribui para as dificuldades no ensino e na aprendizagem da teoria contábil é o fato de que um percentual relevante dos alunos tem respondido mais, eficientemente, em disciplinas que acentuam o pragmatismo. Esse aspecto pode ser confirmado mediante a simples verificação das médias obtidas em avaliações. Uma das conseqüências dessas dificuldades é uma errada constatação de que o objetivo principal do curso de Bacharel em Ciências Contábeis deva ser a apresentação das técnicas de registro e a elaboração das Demonstrações Contábeis, juntamente com os aspectos burocráticotributários. Para contribuir na busca de soluções para o problema posto, isto é, melhorar a eficácia no ensino e na aprendizagem da teoria contábil, o texto apresenta uma proposta de ações metodológicas para a disciplina, contendo ementa, metodologia, objetivos, bibliografia e critérios de avaliação. Ressalte-se que essa proposta metodológica está apoiada também no fato de que o processo de ensino não pode estar baseado, quase somente, na figura do professor, como o conhecedor único e onipotente dos conceitos teóricos.

Biografia do Autor

Nilton Facci
Contador, Mestre em Contabilidade e Controladoria. – UNOPAR/PR. Professor no curso de Bacharel em Ciências Contábeis na UEM– Universidade Estadual de Maringá, e no CESUMAR – Centro Universitário de Maringá, em Maringá/PR. Professor no curso de Administração de Empresas na FAP – Faculdade Adventista Paranaense – Ivatuba/PR.
Ângelo Alves da Silva
Contador, Mestre em Contabilidade e Controladoria – USP/SP. Professor no curso de Bacharel em Ciências Contábeis na UEM – Universidade Estadual de Maringá.
Como Citar
FACCI, Nilton; SILVA, Ângelo Alves da. Proposta de metodologia de ensino para a disciplina Teoria da Contabilidade no curso de Bacharel em Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 155, p. 68-81, out. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/640>. Acesso em: 18 set. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.