O desenvolvimento de sistema de gestão por meio do Tableau de Bord

  • Rogério João Lunkes

Resumo

Com intuito de contribuir com estudos sobre gestão estratégica e operacional, este artigo faz, primeiramente, um breve exame das mudanças que afetam as empresas. Como decorrência dessas alterações, há a necessidade de melhorias nas informações para contemplar novas medidas-chave de desempenho. Desta forma, o desenvolvimento de sistemas de gestão holísticos, integrados e sistêmicos, é o grande desafio das empresas na atual conjuntura. Esses sistemas, de múltiplas abordagens, baseiam-se em medidas de desempenho financeiras e não-financeiras. Um desses sistemas mundialmente conhecido é o Tableau de Bord. Esse sistema de origem francesa tem sido adaptado para suprir a necessidade de informação dos gestores. Em síntese, ele é um painel de desempenho, formado por medidas, geralmente sintéticas e orientadas para o controle e a tomada de decisão. O trabalho aborda as origens e sua evolução, o conceito e as características, as condições para implementação, as etapas de desenvolvimento, as vantagens e as limitações.

##submission.authorBiography##

Rogério João Lunkes
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina, 1996. Contador - CRC-SC 22.521/0-1. Professor de Estrutura e Análises de Balanços e Contabilidade Gerencial da UNICA - Centro de Educação Superior. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina, 1999. Doutorando em Gestão de Negócios - EPS/UFSC (tese).
Como Citar
LUNKES, Rogério João. O desenvolvimento de sistema de gestão por meio do Tableau de Bord. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 155, p. 54-67, out. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/639>. Acesso em: 18 set. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.