Juros Tabela Price – Discussão no Âmbito da Perícia Contábil

  • Marco Antônio Amaral Pires CFC - Conselho Federal de Contabilidade
  • Elizabeth Marinho Serra Negra

Resumo

A expressão Tabela Price é o uso corrente no Brasil do empréstimo amortizável pelo sistema de amortização progressiva com prestações iguais e sucessivas, sem carência. Com o avento da Resolução n.° 978/03, do Conselho Federal de Contabilidade, o profissional contábil deve fazer constar conclusão técnica daquilo que observou acerca da matéria contábil periciada. Nos limites do trabalho tecnológico do contador, deve ser exposto o entendimento contábil, utilizando os instrumentos disponíveis para o estudo da Ciência Contábil, examinando-o através da matemática, da semântica das palavras e a epistemologia sistêmica dos fenômenos patrimoniais resultantes do tema em estudo. Procura-se evidenciar que a fundamentação que se alicerça toda a doutrina jurídica na identificação da capitalização de juros parte do pressuposto da utilização de expressão matemática que se utiliza juro composto. O trabalho utiliza diversas tabelas e fórmulas, para a demonstração da formação da prestação e dos juros incorridos, procurando desvincular as expressões de juro composto com capitalização de juros, utilizadas na retórica dos advogados que argumentam sua correlação. Ao término, traz conclusões sobre a busca da quebra de paradigma do discurso competente.

Biografia do Autor

Marco Antônio Amaral Pires, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Contador e Administração de Empresas, pós-graduado em Contabilidade e Auditoria, mestrando em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairú, Perito Contador, Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e da Academia Mineira de Ciências Contábeis.
Elizabeth Marinho Serra Negra
Contadora. Especialista em Perícia Contábil pelo Unileste/MG. Membro do Núcleo de Pesquisas em Contabilidade do Unileste/MG. Professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Vale do Rio Doce - Univale.
Como Citar
PIRES, Marco Antônio Amaral; NEGRA, Elizabeth Marinho Serra. Juros Tabela Price – Discussão no Âmbito da Perícia Contábil. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 155, p. 36-53, out. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/638>. Acesso em: 18 set. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.