Vinte anos de discussão sobre o Balanço Social

  • Laura Calixto CFC - Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as pesquisas divulgadas na literatura contábil que abordaram como tema o Balanço Social nos últimos vinte anos. A análise permitiu verificar que o número de empresas que divulga este relatório é crescente, assim como o número de artigos, dissertações e teses que abordam o tema. Pesquisas empíricas passaram a ser divulgadas em maior quantidade a partir de 1999. O foco da maioria das empresas pesquisadas é a área de recursos humanos, uma tendência observada por vários autores. Por não haver obrigatoriedade de publicação, assim como a padronização de um modelo de Balanço Social, as empresas divulgam o que lhes convém e, geralmente, abordam, com maior riqueza de detalhes, os aspectos positivos dos seus investimentos sociais, o que pode ser considerado um desvio quanto aos reais objetivos propostos com tal divulgação. Observou-se que o material bibliográfico disponível sobre o Balanço Social é grande e riquíssimo, sobre os aspectos teórico e prático, o que permitiu identificar a tendência em analisar a situação atual sobre diferentes perspectivas, que torna este um assunto atual e empolgante a ser pesquisado no Brasil.

##submission.authorBiography##

Laura Calixto, CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Mestre em Ciências Contábeis – UERJ. Especialista em Auditoria Externa – UFMG. Especialista em Gestão da Informação – UFMG. Professora universitária.
Como Citar
CALIXTO, Laura. Vinte anos de discussão sobre o Balanço Social. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 155, p. 22-35, out. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/637>. Acesso em: 18 set. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.