O Balanço Social como instrumento de evidenciação de responsabilidade social: um estudo no estado de Santa Catarina

  • Anacleto Laurino Pinto
  • Maisa de Souza Ribeiro

Resumo

O Balanço Social é uma demonstração que foi criada com a finalidade de tornar pública a responsabilidade social das organizações. Este instrumento, que vem sendo amplamente discutido, fornece dados aos usuários da informação contábil a respeito das políticas internas voltadas à promoção humana de seus empregados e à qualidade de vida nas organizações; da formação e distribuição da riqueza; da postura das entidades em relação ao meio ambiente; e das contribuições espontâneas à comunidade. No Brasil, sua elaboração ainda não é obrigatória e não existem modelos e indicadores oficiais de divulgação. Entretanto, um número cada vez maior de entidades de diversos setores está adotando tal prática, entre elas, as indústrias analisadas no presente trabalho. Este estudo fez uma revisão dos conceitos e indicadores do referido relatório e, fundamentalmente, avaliou o conteúdo das informações que estão sendo fornecidas pelas maiores indústrias (maiores de acordo com o número de empregados) do estado de Santa Catarina. A pesquisa mostrou que o Balanço Social vem sendo bastante difundido entre as empresas estudadas, porém, em modelos diferentes; os indicadores divulgados são os mais variados; há ausência de algumas informações relevantes; os dados são de apenas dois períodos, fazendo com que os Balanços Sociais deixem de propiciar aos usuários uma utilidade mais ampla.

Biografia do Autor

Anacleto Laurino Pinto
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí. Professor do Centro de Educação de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade do Vale do Itajaí. Mestre em Ciências Contábeis, com especialização em Controladoria e Contabilidade, pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
Maisa de Souza Ribeiro
Professora Doutora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
Como Citar
PINTO, Anacleto Laurino; RIBEIRO, Maisa de Souza. O Balanço Social como instrumento de evidenciação de responsabilidade social: um estudo no estado de Santa Catarina. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 154, p. 36-49, out. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/550>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.