Contabilidade ambiental: aplicação das diretrizes recomendadas pelo ISAR/UNCTAD no setor de mineração

  • Laura Calixto
  • Aracéli Cristina de Souza Ferreira

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo geral a verificação do nível de utilização das diretrizes recomendadas pelo Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (ISAR) para evidenciação de informações sobre o meio ambiente nos relatórios anuais das dez maiores companhias do setor de mineração. Foram analisados os relatórios anuais disponibilizados no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Securities Exchange Commission (SEC). Verificou-se que o conjunto de diretrizes das melhores práticas de divulgação de informações ambientais a ser divulgado nos relatórios contábeis, recomendadas pelo ISAR, foi utilizado, parcialmente, por todas as empresas.

Biografia do Autor

Laura Calixto
Mestre em contabilidade – UERJ. Especialista em Auditoria Externa – UFMG. Especialista em Gestão da Informação – UFMG.
Aracéli Cristina de Souza Ferreira
Doutora em Contabilidade – USP. Professora do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis – UERJ. Diretora da Faculdade de Ciências Contábeis – UFRJ.
Como Citar
CALIXTO, Laura; FERREIRA, Aracéli Cristina de Souza. Contabilidade ambiental: aplicação das diretrizes recomendadas pelo ISAR/UNCTAD no setor de mineração. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 153, p. 50-63, out. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/542>. Acesso em: 18 set. 2020.

Palavras-chave

relatórios contábeis, informações ambientais, evidenciação, ISAR.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.