Planejamento e políticas contábeis: instrumento de apoio à gestão da informação

  • José Antonio de França

Resumo

O trabalho aborda aspectos relevantes da aplicação da Contabilidade relacionados com o planejamento contábil e o foco na definição de sistemas, políticas contábeis, políticas de arquivo e políticas de controle. A contribuição do trabalho à Ciência Contábil está sustentada na necessidade de produção e divulgação de informação justa, sem viés ou tendência. Na concepção do planejamento e das políticas contábeis, observou-se a importância do conhecimento conexo ou multidisciplinar que auxiliará na definição de fluxos e metodologias. Quanto à concepção das políticas de arquivo enfatizou-se a necessidade de uso de tabela de temporalidade compatível com a terminologia e especificidade dos arquivos contábeis. Em relação à concepção de políticas de controle, a abordagem foi a da segurança dos processos e da credibilidade da informação, enfatizando a maximização do custo x benefício.
Como Citar
FRANÇA, José Antonio de. Planejamento e políticas contábeis: instrumento de apoio à gestão da informação. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 151, p. 84-97, out. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/525>. Acesso em: 22 mar. 2019.

Palavras-chave

planejamento contábil; políticas contábeis; políticas de arquivos contábeis; políticas de controle.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.