Ajustando o foco da Contabilidade Pública

  • Domingos Poubel de Castro

Resumo

Em geral, estudamos e praticamos Contabilidade com o foco nos métodos, perdendo a visão de finalidade. Somos apresentados a conceitos e a técnicas, cuja base principal são as partidas dobradas, e não a lógica da relação e do contexto que as motivaram. Perde-se então a visão do todo, com a conseqüente valorização do conhecimento parcial, representada pela forma. Com isso, sem perceber, nos afastamos do seu grande objetivo que é prestar uma informação. Essa visão da forma em detrimento do objetivo levou a uma redução da importância da Contabilidade no cenário das empresas e da administração pública, com reflexo na qualidade, na motivação e na remuneração de seus profissionais. A dificuldade em apurar correta e rapidamente os demonstrativos de interesse do dirigente, os exigidos pela legislação, a cobrança pela legalidade, a identificação com o fisco em vez de uma visão de resultado fez com que o ensino caminhasse na mesma linha da forma e da legalidade em vez da análise e da informação. Daí a preocupação de resgatar o objetivo da contabilidade, que é informar, tratando nesse artigo da importância do resultado, da visão de objetivos e da necessidade de simplificar o trabalho e reduzir o tempo de elaboração dos demonstrativos, colocando uma lógica no próprio Excel para fazer registros automáticos e mostrar como funciona o SIAFI, além de propor uma mudança nos métodos de ensino.

##submission.authorBiography##

Domingos Poubel de Castro
*Contador, Economista, professor de graduação e pós-graduação em contabilidade pública, controle interno e auditoria governamental; autor do livro Contabilidade Pública no Governo Federal; Ex-Secretario Adjunto do Tesouro Nacional onde foi responsável pelo desenvolvimento da lógica do SIAFI, pela reformulação da contabilidade pública com a criação do Plano de Contas da União, da tabela de eventos do SIAFI, da conta única do Tesouro Nacional e, ainda, Secretário da Secretaria Federal de Controle Interno por oito anos, responsável pela sua implantação.
Como Citar
CASTRO, Domingos Poubel de. Ajustando o foco da Contabilidade Pública. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 151, p. 68-83, out. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/524>. Acesso em: 26 jun. 2019.

Palavras-chave

accountability; visão objetiva; objeto da contabilidade; finanças públicas; plano de contas; digrafograma contábil; siafi; controle interno; lei n° 4.320/64.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.