DRE Gerencial Alternativa: uma nova forma de evidenciação dos resultados

  • Fabrícia Souza Teixeira
  • Jens Erik Hansen
  • Paulo Cezar Consentino dos Santos

Resumo

Este trabalho se propõe a apresentar a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) com uma nova roupagem, que permite a visualização da margem de contribuição e do ponto de equilíbrio. Tendo como parâmetro a DRE, elaborada de acordo com os preceitos da Lei das Sociedades Anônimas, são feitos ajustes que possibilitam disponibilizar informações essenciais não-acessíveis naquele demonstrativo. A grande diferença consiste na separação dos custos e das despesas em fixos e variáveis. Com essa separação, é possível evidenciar a margem de contribuição obtida pela empresa durante e no fim do período. Por meio do demonstrativo proposto, denominado nesse trabalho de DRE Gerencial Alternativa, é possível ainda verificar se a empresa está acima ou abaixo do ponto de equilíbrio, pois os custos e as despesas fixos do período são apropriados em sua totalidade no início de cada exercício. Ressalta-se que o resultado alcançado por meio do demonstrativo proposto é, rigorosamente, o mesmo obtido pela DRE apurada de acordo com as regras estabelecidas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, pela Lei n° 6.404/76 e pela Resolução CFC N.º 686 de 14/12/90. Com a DRE proposta, pretende-se apresentar um instrumento capaz de ajudar os gestores a detectar excessos em seus custos e despesas fixos que podem afetar a eficiência, a qualidade e a competitividade da empresa no mercado. A DRE Gerencial Alternativa oferece ainda maiores detalhes e informações sobre os números apresentados pela empresa, possibilitando uma melhor análise por terceiros, se divulgada externamente.

Biografia do Autor

Fabrícia Souza Teixeira
Mestre em Controladoria e Contabilidade – FEA/USP. Professora e pesquisadora do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UnilesteMG.
Jens Erik Hansen
Mestre em Controladoria e Contabilidade – FEA/USP. Professor e pesquisador do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UnilesteMG.
Paulo Cezar Consentino dos Santos
Mestre em Controladoria e Contabilidade – FEA/USP. Professor do Curso de Ciências Contábeis da UNIVERSIDADE FUMEC. Vice Presidente de Fiscalização e Ética do CRCMG.
Como Citar
TEIXEIRA, Fabrícia Souza; HANSEN, Jens Erik; SANTOS, Paulo Cezar Consentino dos. DRE Gerencial Alternativa: uma nova forma de evidenciação dos resultados. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 151, p. 52-67, out. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/523>. Acesso em: 26 jun. 2019.

Palavras-chave

margem de contribuição; ponto de equilíbrio: ponto de equilíbrio acima do resultado operacional; ponto de equilíbrio abaixo resultado operacional.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.