Os efeitos proporcionados pelo não-reconhecimento da correção monetária de balanço - o caso da Unicafé

  • Valcemiro Nossa
  • Edvaldo Paulo Tetzner Hoffmann

Resumo

O efeito da correção monetária nos resultados das empresas. Em 1995, com o advento da Lei nº 9.249, o Governo extinguiu a correção monetária de balanço, ferindo um dos princípios contábeis emanados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A alegação do Governo para a eliminação da correção monetária de balanço foi baseada no fato de o País não estar mais acumulando altos índices de inflação. Porém, sabe-se que mesmo tendo índices baixos, a inflação consome o patrimônio das empresas. Este trabalho visa demonstrar o impacto da inflação nos demonstrativos contábeis com a correção monetária de balanço, comparando-os com os demonstrativos publicados sem a correção nos últimos sete anos. Para esta análise, foi adotado o método estudo de caso na empresa Unicafé Companhia de Comércio Exterior, que disponibilizou os dados. Por intermédio do estudo, pode-se observar que as Demonstrações Contábeis da empresa Unicafé foram afetadas, significativamente, pela não-incidência da correção monetária de balanço.

Biografia do Autor

Valcemiro Nossa
Professor Doutor do Programa de Mestrado Profissional da FUCAPE (Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças.
Edvaldo Paulo Tetzner Hoffmann
Especialista em Contabilidade Gerencial pela UFES.
Como Citar
NOSSA, Valcemiro; HOFFMANN, Edvaldo Paulo Tetzner. Os efeitos proporcionados pelo não-reconhecimento da correção monetária de balanço - o caso da Unicafé. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 151, p. 36-51, out. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/522>. Acesso em: 19 jan. 2019.

Palavras-chave

correção monetária, demonstrações contábeis, imposto de renda diferido.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.