O impacto da Contabilidade no sistema de gestão fiscal

  • Maria Elisabeth Pereira Kraemer

Resumo

A Lei de Responsabilidade Fiscal trouxe uma série de novos desafios para os gestores públicos no Brasil. Entre os princípios da lei estão o planejamento, a transparência no uso de recursos públicos e a participação popular.O papel do contabilista é fornecer dados e informações com transparência e controle para a execução de uma contabilidade responsável e, dessa forma, contribuir com a sociedade naquilo que melhor sabe fazer: contabilidade.O Conselho Federal de Contabilidade abraçou a causa e partiu para a elaboração de um guia que pudessemelhor orientar os gestores na aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal, cuidando para que a linguagem deste guia fosse simples, didática e dirigida, principalmente, aos novos prefeitos que ainda não haviam tido um relacionamento mais constante com as regras fiscais e contábeis.Assim, este trabalho pretende mostrar o que, em resumo, é a Lei de Responsabilidade Fiscal, sua aplicação e a importância do profissional contábil no auxílio aos gestores.

##submission.authorBiography##

Maria Elisabeth Pereira Kraemer
É contadora, professora e doutoranda em Ciências Empresariais.
Como Citar
KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. O impacto da Contabilidade no sistema de gestão fiscal. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 143, p. 74-85, ago. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/502>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.