Orçamento contínuo: uma alternativa ao processo orçamentário

  • Rogério João Lunkes

Resumo

Na atual conjuntura, as empresas devem lidar com um mundo de grandes incertezas. Os gestores devem lidar com uma série de mudanças ambientais, entre as quais destacam-se: as mudanças na estrutura demográfica, o avanço tecnológico, a globalização, a preocupação com o meio ambiente e o impacto das mudanças governamentais sobre a sociedade, entre outras. Nesse contexto, o processo orçamentário anual vai perdendo relevância. Segundo pesquisa da revista Cioinsight (2002), 43% dos gestores das maiores empresas americanas têm pouca confiança nas projeções anuais do orçamento. É fundamental e necessário que o processo orçamentário também mude constantemente para acompanhar as mudanças do ambiente.Com o intuito de auxiliar os gestores na implementação dos novos planos e objetivos, produzir melhores padrões de desempenho, bem como promover a coordenação e comunicação, inúmeras empresas estão elaborando seu orçamento de forma contínua.

##submission.authorBiography##

Rogério João Lunkes
É contador, professor e doutorando em Gestão de Negócios.
Como Citar
LUNKES, Rogério João. Orçamento contínuo: uma alternativa ao processo orçamentário. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 143, p. 20-27, ago. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/499>. Acesso em: 19 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.