Entre a práxis e a teoria: os equívocos da pesquisa contábil empírica nos EUA

  • Valério Nepomuceno

Resumo

Os fatos recentes parecem oferecer alguma convicção no sentido da afirmação de que o modelo dos princípios contábeis norte-americanos (USGAAP) segue uma trajetória pouco recomendável a qualquer país, pelo menos, àqueles que se baseiam no mercado de ações como principal fonte de financiamento de capital para suas empresas. A tônica das megacorporações de persuadir os investidores com “fala mansa”, se aproveitando de normas contábeis “dóceis”, dá sinais de erosão, além de provocar um terremoto no mercado de capitais do mundo todo. Bolsas de Valores, que dependem de capitais externos, como a brasileira, se vêem numa situação delicada porque os investimentos evaporaram. Cabe-nos, nesse momento, analisar o que tem conduzido a contabilidade estadunidense a essa situação pouco ortodoxa, porém previsível, visto que somos afetados diretamente por ela. Que lições nós podemos extrair de tudo isso? Uma reflexão fundamental deve ser considerada, a priori: as pesquisas empíricas, destituídas de uma teoria científica sólida, conduzem a equívocos irreparáveis. E quem suporta as conseqüências de nefastas atitudes experimentalistas é a sociedade. Neste estudo, apresentaremos uma dessas pesquisas empíricas, porque ela é inconsistente e universalmente inaplicável.

##submission.authorBiography##

Valério Nepomuceno
É contador, auditor independente e membro do Ibracon e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis.
Como Citar
NEPOMUCENO, Valério. Entre a práxis e a teoria: os equívocos da pesquisa contábil empírica nos EUA. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 142, p. 58-71, ago. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/491>. Acesso em: 20 jul. 2019.

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/app/rbcv3/plugins/generic/recommendByAuthor/RecommendByAuthorPlugin.inc.php on line 114

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.