Análise do processo educacional contábil sob o prisma de seus elementos de maior relevância

  • Lúcia Fransolin Rollo
  • Anísio Cândido Pereira

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar algumas variáveis inerentes aos elementos de maior relevância no processo ensino-aprendizagem na área contábil no Brasil: o professor de Contabilidade e o aluno do curso de Ciências Contábeis.A qualidade do ensino de Contabilidade ministrado nas nossas instituições de ensino superior é cada vez mais questionada. O presente estudo partiu da premissa de que o modelo vigente de graduação no curso de Ciências Contábeis no Brasil é insatisfatório, não atendendo, na maioria dos casos, às demandas presentes e futuras dos profissionais de Contabilidade. A questão básica é tentar detectar o porquê deste insucesso e quais as causas que permeiam esta insatisfação com o processo educacional.Foram analisados aspectos relacionados às variáveis citadas que exercem influência no processo ensinoaprendizagem, tendo por objetivo trazer contribuições para a melhoria da qualidade do ensino contábil, assim como fornecer embasamento para novas pesquisas na área de educação contábil.

Biografia do Autor

Lúcia Fransolin Rollo
É contadora, professora e mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica.
Anísio Cândido Pereira
É contador, professor, doutor e mestre em Contabilidade e Controladoria.
Como Citar
ROLLO, Lúcia Fransolin; PEREIRA, Anísio Cândido. Análise do processo educacional contábil sob o prisma de seus elementos de maior relevância. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 142, p. 48-57, ago. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/489>. Acesso em: 20 maio 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.