A perícia contábil e a competência profissional

  • Sandoval Nunes Figueiredo

Resumo

A qualidade do trabalho pericial contábil determina a competência profissional de quem o está executando.Competência, sob o ponto de vista funcional, é o exercício do conhecimento de forma adequada e persistente em um trabalho ou profissão. Deve ser buscada sempre, para o melhor desempenho dessa profissão. A busca da competência profissional em qualquer área de atuação é de extrema importância. Devem ser empreendidos incentivos na busca da competência e maestria por meio do aprimoramento contínuo de suas habilidades profissionais e conhecimentos. A perícia contábil é o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar informações de prova necessárias para auxiliar a decisão do juiz no processo, de acordo com as normas jurídicas e profissionais. Ao ser realizada a perícia, devem ser levados em consideração os efeitos sociais que dela decorrerão, e que a decisão do juiz é orientada pela informação dada pelo trabalho do perito, tanto do nomeado pelo juiz como dos indicados pelas partes.Os conhecimentos da ciência, da metodologia, das técnicas e práticas profissionais são requisitos imprescindíveis para a prestação de serviços de boa qualidade. Porém, nem sempre é possível acumular todo o conhecimento exigido para determinada tarefa, mas é necessário que se tenha a postura ética de recusar serviços quando não se tem a devida capacitação profissional para executá-los. A ética profissional contábil, de acordo com a Resolução Conselho Federal de Contabilidade nº 803, de 10/10/96, tem grande peso no trabalho pericial contábil, pois o trabalho efetuado dentro das normas éticas se torna eficaz e é decorrente de uma formação profissional sadia. Parafraseando Aristóteles, temos: A função de um perito contábil é elaborar um laudo pericial contábil, e a de um bom perito contábil é elaborar um bom laudo pericial contábil.

##submission.authorBiography##

Sandoval Nunes Figueiredo
É contador, professor e mestrando em Ciências Contábeis.
Como Citar
FIGUEIREDO, Sandoval Nunes. A perícia contábil e a competência profissional. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 142, p. 40-47, ago. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/488>. Acesso em: 20 maio 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.