Controladoria e Cultura Organizacional: um estudo de caso

  • Inacilma Rita Silva Andrade
  • Ivam Ricardo Peleias

Resumo

A competitividade estabelecida nos mercados modificou a relação empresa x consumidor, principalmente no tocante a preços, prazos, qualidade, atendimento e outros. A cultura, conjunto de crenças e valores que as pessoas cultivam e acreditam, influencia esta relação, pois envolve os valores dos fundadores e lideranças no âmbito interno, que se confrontarão com as crenças e valores externos de fornecedores, clientes, concorrentes, governo e a comunidade em geral, gerando subculturas e contraculturas com propostas de mudanças para a melhoria do desempenho da empresa.As diversas crenças e valores em uma empresa podem incluir aspectos como pontualidade e disciplina, seriedade e sobriedade, formalidade, regras e procedimentos, risco, inovação, relatórios, números e análises racionais, beleza (ambiente, apresentação de produtos), limpeza e ordem, entre outros.Enquanto algumas empresas não funcionariam numa cultura que exigisse dos indivíduos disciplina, pontualidade, seriedade, sobriedade, formalidade, apego a regras e procedimentos, outras não sobreviveriam numa cultura de muita flexibilidade e risco.A eficácia empresarial dependerá da adequação dos padrões culturais aos desafios do ambiente em que a empresa está inserida. A Controladoria é o órgão integrador das demais áreas. Para Mosimann (1993), o papel fundamental da Controladoria é coordenar os esforços para conseguir um resultado global sinérgico, superior à soma dos resultados individuais de cada área.

Biografia do Autor

Inacilma Rita Silva Andrade
É contadora, professora e mestranda em Ciências Contábeis.
Ivam Ricardo Peleias
É contador, professor e doutor em Ciências Contábeis.
Como Citar
ANDRADE, Inacilma Rita Silva; PELEIAS, Ivam Ricardo. Controladoria e Cultura Organizacional: um estudo de caso. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 142, p. 28-39, ago. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/487>. Acesso em: 20 maio 2019.

Palavras-chave

Controladoria, cultura organizacional, modelo de valores opostos, instrumento de diagnóstico da cultura organizacional, missão, crenças, valores, modelo de gestão, filosofia de atuação.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.