O uso de ferramentas gerenciais financeiras por empresas do sul de Santa Catarina - pesquisa realizada nos segmentos cerâmico, moldureiro, plástico e metalúrgico

  • Rodney Wernke

Resumo

Relato de pesquisa desenvolvida em empresas de quatro segmentos (cerâmico, moldureiro, plástico e metalúrgico), localizadas no sul de Santa Catarina, com o objetivo de verificar a utilização de ferramentas gerenciais da área financeira. Após mencionar os principais conceitos relacionados com as metodologias gerenciais perscrutadas, apresentam-se os aspectos gerais da pesquisa realizada e, posteriormente, mencionam-se os resultados mais significativos verificados. Dentre as constatações proporcionadas pelo estudo estão a baixa utilização dos sistemas de custos como apoio às decisões gerenciais cotidianas, o desconhecimento por parte dos gestores entrevistados e o conseqüente não-uso de metodologias modernas de gestão como o EVA (Economic Value Added) e o Balanced Scorecard.

##submission.authorBiography##

Rodney Wernke
É contador, doutor em Engenharia de Produção e professor.
Como Citar
WERNKE, Rodney. O uso de ferramentas gerenciais financeiras por empresas do sul de Santa Catarina - pesquisa realizada nos segmentos cerâmico, moldureiro, plástico e metalúrgico. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 143, p. 28-41, ago. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/485>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.