O perito, a perícia contábil e as disposições do Código de Processo Civil

  • Edmilson Patrocínio de Sousa

Resumo

Este trabalho analisa a Perícia Contábil à luz das disposições contidas no Código de Processo Civil (CPC). O perito é definido como auxiliar da justiça, detentor de conhecimentos técnicos e científicos, que, aplicando técnicas específicas, traz aos autos evidências da verdade sobre fatos, capazes de fornecer ao julgador elementos de convicção para que ele possa decidir com maior propriedade. Assim, Perícia Judicial é definida como o tipo de prova que utiliza os procedimentos de exame, avaliação e vistoria, e materializa-se por meio do laudo pericial, elemento que, acostado aos autos, permite ao juiz o conhecimento de fatos que de outra forma dificilmente seriam trazidos a esta instância julgadora.

##submission.authorBiography##

Edmilson Patrocínio de Sousa
É contador, professor e mestrando em Contabilidade.
Como Citar
SOUSA, Edmilson Patrocínio de. O perito, a perícia contábil e as disposições do Código de Processo Civil. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 140, p. 90-96, ago. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/464>. Acesso em: 30 set. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.