Auditando o balanço social

  • Francisco José Araújo

Resumo

Nos últimos tempos, a responsabilidade social das empresas tem sido amplamente discutida. Em virtude dessas discussões, surgiu o que se denominou de balanço social.Para maior veracidade das informações divulgadas no balanço social, torna-se indispensável que este seja examinado pela auditoria independente, a exemplo do que ocorre com as demonstrações contábeis tradicionais.Este trabalho condensa os principais aspectos ligados à auditoria do balanço social de uma empresa. Inicia-se com um breve relato sobre o conceito e objetivos da auditoria.O conceito de auditoria ampliou-se ao longo dos séculos, procurando acompanhar a evolução dos tempos e o crescimento tecnológico. Modernamente, Cardozo¹ define a auditoria como o estudo e avaliação sistemáticos das transações realizadas e das demonstrações contábeis conseqüentes.Já os objetivos da auditoria contemplam, fundamentalmente, a emissão de um parecer acerca da fidedignidade das demonstrações contábeis divulgadas pela empresa. As demonstrações contábeis mostram-se fidedignas quando estão isentas de erros que possam comprometer as decisões dos usuários.¹CARDOZO, Julio Cesar de Souza. Origem e Conceitos de Auditoria, Revista do Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro, 1996, p. 5.

##submission.authorBiography##

Francisco José Araújo
É contador, mestre em Contabilidade e professor.
Como Citar
ARAÚJO, Francisco José. Auditando o balanço social. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 140, p. 82-89, ago. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/463>. Acesso em: 27 jan. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.