O processo de medições de desempenho organizacional e o método de custeio baseado na atividade (ABC)

  • Amilson Carlos Zanetti

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a importância do método do custeio baseado na atividade (ABC) no processo de medição de desempenho organizacional, uma vez que os sistemas tradicionais não condizem com a realidade dos negócios, e para os dias atuais são necessários aprimoramentos contínuos e integração, objetivando dar respostas mais rápidas e ágeis aos clientes e ao novo mercado em que as organizações estão competindo. A utilização de medições de desempenho para o gerenciamento do processo não é recente. Provavelmente, as técnicas de medição de desempenho vêm sendo utilizadas desde quando existem organizações (Formoso, Oliveira e Lantelme, 2000). Processo, aqui, deve ser entendido como uma tarefa específica ou um conjunto de tarefas realizadas por uma equipe, um departamento ou por toda empresa resultando em um produto ou serviço (Formoso, Oliveira e Lantelme, 2000).

##submission.authorBiography##

Amilson Carlos Zanetti
É contador, auditor, professor e mestre em Engenharia de Produção.
Como Citar
ZANETTI, Amilson Carlos. O processo de medições de desempenho organizacional e o método de custeio baseado na atividade (ABC). Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 140, p. 48-57, ago. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/460>. Acesso em: 27 jan. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.