Contabilidade e ciclo de vida organizacional: uma contribuição recíproca

  • Márcio Luiz Borinelli
  • Ilse Maria Beuren

Resumo

Este trabalho evidencia a importância que o ciclo de vida organizacional possui no cumprimento dos objetivos da Contabilidade, bem como o auxílio que a Contabilidade oferece para que as empresas possam tomar conhecimento da fase da vida em que se encontram. O trabalho está dividido em três partes. A primeira trata dos objetivos da Contabilidade numa visão sistêmica, dando-se ênfase à contabilidade gerencial, uma vez que ela busca subsidiar o processo decisorial dos gestores. A segunda parte apresenta o ciclo de vida das organizações em que se busca entender o que é o ciclo de vida de uma empresa, para, em seguida, estudar um dos modelos dentre aqueles enumerados no trabalho. A última parte relaciona a Contabilidade e o ciclo de vida, mostrando que existe uma contribuição recíproca entre ambos. Pôde-se concluir que a contribuição recíproca é visualizada na análise das demonstrações contábeis, na relação custo, preço de venda e lucro, no processo de planejamento estratégico e no processo de gestão como um todo.

Biografia do Autor

Márcio Luiz Borinelli
É contador, doutorando em Engenharia de Produção e professor.
Ilse Maria Beuren
É contadora, doutoranda em Ciências Contábeis e professora.
Como Citar
BORINELLI, Márcio Luiz; BEUREN, Ilse Maria. Contabilidade e ciclo de vida organizacional: uma contribuição recíproca. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 140, p. 32-47, ago. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/459>. Acesso em: 30 set. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.