O impacto dos avanços da tecnologia e a gestão dos recursos tecnológicos no âmbito da atividade contábil

  • Maria Lúcia de Souza Deitos

Resumo

Na atualidade, os avanços tecnológicos na área contábil vêm sendo marcados pelo ritmo acelerado e pela variedade de inovações tecnológicas que estão sendo introduzidas no mercado. Esses fatores, aliados à disseminação da tecnologia da informação por todas as atividades das empresas, vêm impondo a necessidade de refletir, cada vez mais, sobre os impactos gerados por estes avanços tecnológicos na atividade contábil. Esta reflexão leva à percepção da necessidade de gestionar os recursos tecnológicos disponíveis, e aqueles possíveis de serem acessados, na busca por critérios que possam permitir avaliar como a introdução de uma inovação tecnológica pode contribuir com a geração de informações relevantes e em tempo hábil, de modo a atender a demanda por informações advindas dos diversos usuários da Contabilidade. Neste trabalho, pretende-se fomentar esta reflexão, por meio da análise da importância da tecnologia e da introdução de inovações tecnológicas para a manutenção da competitividade das organizações de serviços contábeis e do estudo de funções que possam nortear o delineamento de um sistema de gestão dos recursos tecnológicos no âmbito da atividade contábil. Para tanto, são sugeridas seis funções básicas que podem ser exercidas pelos profissionais da área contábil, para manterem-se sintonizados com os avanços tecnológicos e, ao mesmo tempo, terem condições de avaliar como a introdução de uma inovação tecnológica pode causar impacto sobre o exercício da atividade contábil.

##submission.authorBiography##

Maria Lúcia de Souza Deitos
É contadora, professora, mestre em Tecnologia e doutoranda em Educação.
Como Citar
DEITOS, Maria Lúcia de Souza. O impacto dos avanços da tecnologia e a gestão dos recursos tecnológicos no âmbito da atividade contábil. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 140, p. 20-31, ago. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/458>. Acesso em: 27 jan. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.