A verdadeira utilidade dos Balanços Consolidados: uma análise crítica

  • Paulo Cezar Ferreira de Souza
  • André Araújo Bezerra

Resumo

A Consolidação de Balanços foi implantada no Brasil pela Lei nº 6.404/76, que delegou à CVM autoridade para estabelecer normas de elaboração destes demonstrativos. O uso desta técnica contábil é restrito a sociedades anônimas que possuam participações acionárias em outras empresas. A utilidade da consolidação de balanços é eminentemente gerencial, servindo, principalmente, aos usuários externos na avaliação da capacidade financeira do grupo onde está inserida a empresa foco de análise.

Biografia do Autor

Paulo Cezar Ferreira de Souza
É contador, advogado, administrador e professor.
André Araújo Bezerra
É contador.
Como Citar
SOUZA, Paulo Cezar Ferreira de; BEZERRA, André Araújo. A verdadeira utilidade dos Balanços Consolidados: uma análise crítica. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 139, p. 82-97, ago. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/454>. Acesso em: 23 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.