Compreensão do parecer do auditor independente no Brasil

  • Francisco José Araújo

Resumo

O trabalho da auditoria independente se materializa com a emissão do parecer. A finalidade principal do parecer consiste em divulgar a opinião do auditor sobre a fidedignidade das demonstrações contábeis auditadas.Por meio do parecer, o auditor assegura a validade das informações contábeis postas à disposição dos usuários dessas informações. Dentre os usuários, destacam-se especialmente os investidores. Estes, baseados nas demonstrações contábeis, tomam importantes decisões financeiras envolvendo a empresa.O parecer do auditor independente desempenha uma função da maior relevância no cenário empresarial, em virtude de assegurar a lisura dos informes contábeis. Por outro lado, discute-se que características importantes do parecer ainda não se mostram bem aclaradas para os usuários, principalmente para os investidores. Alega-se que a ausência de compreensão plena, do real significado do parecer do auditor, se deve a diversos fatores, nos quais incluem-se o modelo e o seu conteúdo redacional.Este trabalho aborda o grau de compreensão do parecer de auditoria por parte dos principais usuários das demonstrações contábeis no Brasil, particularmente os investidores.

##submission.authorBiography##

Francisco José Araújo
É contador, mestre em Contabilidade e professor.
Publicado
2011-09-12
Como Citar
ARAÚJO, Francisco José. Compreensão do parecer do auditor independente no Brasil. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 139, p. 70-81, set. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/453>. Acesso em: 23 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.