Classificação contábil dos convênios no Balanço Patrimonial das entidades do Terceiro Setor

  • Klauber Guedes Cardoso
  • Márcio Jonison Souza de Lima

Resumo

Após o surgimento do termo Terceiro Setor (TS) e do início de sua regulamentação no Brasil, vimos surgir vários estudos a respeito do assunto. Uma das dúvidas que paira sobre o tema TS é quanto à classificação contábil dos convênios no Balanço Patrimonial das entidades do TS. Nesse trabalho, daremos a definição de TS, falaremos dos contratos e convênios, da classificação contábil dos convênios no Balanço Patrimonial, sistema de compensação e contas de compensação, ativo circulante e ativo compensado, passivo exigível, resultado de exercício futuro e passivo compensado. Faremos, ainda, um estudo de caso, a fim de demonstrarmos e compararmos as formas de classificação contábil dos convênios no Balanço Patrimonial.

Biografia do Autor

Klauber Guedes Cardoso
é contador e pós-graduando em Metodologia do Ensino Superior.
Márcio Jonison Souza de Lima
É contador.
Como Citar
CARDOSO, Klauber Guedes; LIMA, Márcio Jonison Souza de. Classificação contábil dos convênios no Balanço Patrimonial das entidades do Terceiro Setor. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 139, p. 32-43, ago. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/449>. Acesso em: 23 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.