O alvorecer do capital intelectual

  • Darci Schnorrenberger

Resumo

A maioria das pessoas sente-se desconfortável ao lidar com situações novas ou não-quantificáveis. Por esta razão, a busca pela certeza matemática foi a tônica da humanidade nos últimos séculos, tanto no campo pessoal quanto empresarial. Este talvez seja o principal motivo para que, apesar de todos reconhecerem a importância do capital intelectual nas empresas, tão pouco se tenha pesquisado e evoluído ao longo das últimas décadas neste campo. Porém, acreditando que a dificuldade de identificação e mensuração não se constituem motivos suficientes para ignorá-lo, é que neste artigo busca-se lançar um olhar sobre o que já existe sobre o assunto. Por esta razão, fazse inicialmente um pequeno resgate histórico, para, em seguida, ingressar na investigação do que é que constitui o capital intelectual de uma empresa. Na seqüência, realiza-se uma imersão nos principais modelos já propostos para sua avaliação quantitativa e/ou qualitativa no todo ou em partes. Por fim, apresentam-se algumas das constatações feitas ao longo do artigo, bem como a opinião do autor sobre o assunto.

##submission.authorBiography##

Darci Schnorrenberger
é contador, professor e doutorando em Gestão de Negócios.
Como Citar
SCHNORRENBERGER, Darci. O alvorecer do capital intelectual. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 139, p. 20-31, ago. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/448>. Acesso em: 18 jul. 2019.

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/app/rbcv3/plugins/generic/recommendByAuthor/RecommendByAuthorPlugin.inc.php on line 114

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.