Balanço Social: responsabilidade, padronização e obrigatoriedade

  • Marco Antonio Perottoni

Resumo

A evolução nas finalidades do balanço, partindo do balanço para os proprietários ou gestores da entidade e passando para o atendimento das necessidades de informações para um público externo cada vez maior, envolvendo, principalmente, as comunidades, trouxe à discussão um assunto importante no relacionamento em sociedade: a Responsabilidade Social. Esta evolução vem realçando a responsabilidade social da empresa e a Contabilidade, em sua visão social, está intimamente vinculada a esta Responsabilidade. A Responsabilidade Social da empresa está na sua participação direta nas ações da comunidade onde está presente e na minimização de possíveis danos ambientais decorrentes de suas atividades, capacitando a empresa a crescer e a permanecer no mercado. Neste cenário, o Balanço Social vem desempenhando papel fundamental para a divulgação da Responsabilidade Social das empresas. A cada ano, um número maior de entidades vem se somando a outras que divulgam publicamente sua atuação social. Conforme levantamento realizado pelo IBASE, tivemos um crescimento de 10 empresas, em 1997, para 250, em 2000, que tornaram públicos seus investimentos e suas atuações na sociedade. Propugnamos por três pontos que julgamos importantes: o primeiro é o da atribuição de responsabilidade para a elaboração do Balanço Social; o segundo é o da não-obrigatoriedade da sua elaboração e publicação pelas empresas; e o terceiro é pela padronização da sua elaboração e publicação pelas empresas.

##submission.authorBiography##

Marco Antonio Perottoni
É Contador e professor.
Como Citar
PEROTTONI, Marco Antonio. Balanço Social: responsabilidade, padronização e obrigatoriedade. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 134, p. 50-59, ago. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/412>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.