Contabilidade: exercício e atitudes de profissionais e clientes, PMEs optantes pelo Simples - Lei nº 9.317/96

  • Sandra Maria Aguiar de Figueiredo

Resumo

No momento atual, quando presenciam-se profundas e rápidas modificações no ambiente socioeconômico em escala global, existe necessidade de informações, cuja credibilidade seja comprovada para o gerenciamento das organizações e para o planejamento das políticas de desenvolvimento. A falta dos registros contábeis é uma das principais dificuldades para se avaliar a economia informal, fato que distorce as estatísticas no Brasil. O desconhecimento da realidade econômica nacional gera decisões completamente desassociadas da realidade econômica das empresas e da sociedade em geral, causando prejuízos irrecuperáveis ao Brasil. É, sem dúvida alguma, incontestável a importância das microempresas no contexto socioeconômico brasileiro. Reconhecendo essa importância, é que o Governo federal tem criado legislações diferenciadas para incentivo ao crescimento e alívio da carga tributária dessas empresas, com o objetivo de que saiam da informalidade e assumam seu compromisso social de ente econômico. Após a instituição do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples) – Lei nº 9.317/96, as PMEs passaram a possuir uma legislação diferenciada, que permite pagamento mensal unificado dos impostos federais.

##submission.authorBiography##

Sandra Maria Aguiar de Figueiredo
É Contadora, mestre em Contabilidade e Controladoria.
Publicado
2011-08-31
Como Citar
FIGUEIREDO, Sandra Maria Aguiar de. Contabilidade: exercício e atitudes de profissionais e clientes, PMEs optantes pelo Simples - Lei nº 9.317/96. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 133, p. 56-67, ago. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/400>. Acesso em: 25 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.