Indicadores para análise da Demonstração do Valor Adicionado

  • Flávia Zóboli Dalmácio

Resumo

Devido a transformações econômicas e sociais, a contabilidade vem evoluindo. Evolui para poder atender não só as necessidades econômico-financeiras dos seus usuários, mas também aquelas de caráter social e ambiental. Da necessidade de informações econômicosociais surgiu a Demonstração do Valor Adicionado – DVA, que objetiva demonstrar a capacidade de uma entidade produzir riqueza e a forma de sua distribuição aos empregados, financiadores de recursos, governos e acionistas. No Brasil, esta demonstração não é obrigatória e sua estrutura, ainda, não está regulamentada. Entretanto, qualquer que seja sua forma, apresentará limitações e restrições informacionais. Estas limitações e restrições são naturais nos modelos de demonstrações contábeis. O presente trabalho busca sugerir indicadores que possam facilitar a análise e interpretação das informações contidas na DVA, uma vez que os índices utilizados pela análise tradicional das demonstrações contábeis não contemplam esta demonstração.

##submission.authorBiography##

Flávia Zóboli Dalmácio
Contadora, Mestranda e Pesquisadora da FUCAPE - Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças.
Como Citar
DALMÁCIO, Flávia Zóboli. Indicadores para análise da Demonstração do Valor Adicionado. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 149, p. 88-97, ago. 2011. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/384>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Palavras-chave

Demonstração do Valor Adicionado, DVA, informação, usuários, indicadores, análise, interpretação.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.