Percepção de estudantes de Ciências Contábeis quanto à inclusão de pessoas com deficiência na área contábil

  • Gabriel Santos de Jesus
  • Nadielli Maria dos Santos Galvão

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar a percepção dos estudantes de Contabilidade quanto à inserção de PcD tanto no ambiente acadêmico como no mercado de trabalho. Para tal foi realizada uma pesquisa do tipo Survey com alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe, campus de Itabaiana. O questionário adotado foi analisado quantitativamente por meio da estatística descritiva e análise inferencial. Como principais resultados, constatou-se que os alunos se apresentavam receptivos quanto à inclusão de PcD no ambiente acadêmico contábil e enxergam o pleno potencial de atuação desses indivíduos no mercado de trabalho. Os discentes, em sua maioria, entendem que a atuação de PcD no ambiente profissional promove um processo de reflexão para os demais colegas, além de auxiliar na autoestima dos portadores de necessidades especiais. Ao mesmo tempo, constrói um país mais justo. Este trabalho pôde contribuir para trazer um panorama à Instituição de Ensino onde foi realizada a pesquisa sobre a formação social dos seus estudantes. Além disso, permitirá que empregadores da região percebam os valores dos novos profissionais. Também fornecerá ao Conselho Regional um vislumbre dos aspectos éticos dos novéis contabilistas visando uma ampliação da discussão deste tema na região.

Biografia do Autor

Gabriel Santos de Jesus
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) campus de Itabaiana.
Nadielli Maria dos Santos Galvão
Professora Assistente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus de Itabaiana. Mestra e Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco.
Publicado
2019-12-20
Como Citar
DE JESUS, Gabriel Santos; GALVÃO, Nadielli Maria dos Santos. Percepção de estudantes de Ciências Contábeis quanto à inclusão de pessoas com deficiência na área contábil. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 240, p. 82-93, dez. 2019. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1925>. Acesso em: 21 fev. 2020. doi: https://doi.org/10.17648/rbc-vol0n240-1925.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.