Ensino da Contabilidade: uma análise das matrizes curriculares

  • Laísa Aparecida Pereira de Souza
  • Vanderlei Antonio Matieli
  • Emanoel Marcos Lima

Resumo

Visando orientar e fornecer bases para a elaboração das matrizes curriculares dos cursos de Contabilidade, órgãos como o International Standards of Accounting and Reporting (ISAR), o Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) emitiram diretrizes sobre o assunto. Assim sendo, esta pesquisa objetivou identificar se a estrutura curricular dos cursos de Ciências Contábeis ofertados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de Mato Grosso do Sul atendem às exigências estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), bem como realizar uma comparação com as estruturas propostas pela FBC e Isar. Para a consecução deste trabalho, foram observados 19 currículos, sendo que as disciplinas foram separadas por eixo de formação básica, profissional e teórico-prática, conforme a Resolução CNE/CES 10 e proposta incluída no livro de Carneiro et al. (2017) da FBC. Além disso, foi aplicado um questionário aos coordenadores dos cursos para verificar os motivos e a frequência com que é alterada a grade curricular e informações sobre o estágio supervisionado. Pôde-se observar que parte expressiva dos cursos analisados não segue o percentual exato de carga horária das disciplinas por eixo de formação, conforme proposto pelo CNE e pela FBC e a uma grande variedade de nomenclaturas nas disciplinas com mais de 400 nomes diferentes.

Biografia do Autor

Laísa Aparecida Pereira de Souza
Bacharel em Ciências Contábeis pela Escola de Administração e Negócios – ESAN da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e mestranda em contabilidade e controladoria pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Vanderlei Antonio Matieli
Contador graduado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS (2017).
Emanoel Marcos Lima
Doutor e mestre em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Pós- Graduado em Perícia e Investigação Contábil Financeira Empresarial pelo Instituto Nacional de Pós-Graudação em convênio com a Universidade Católica Dom Bosco, Professor Associado da Escola de Administração e Negócios – ESAN da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Publicado
2019-12-20
Como Citar
DE SOUZA, Laísa Aparecida Pereira; MATIELI, Vanderlei Antonio; LIMA, Emanoel Marcos. Ensino da Contabilidade: uma análise das matrizes curriculares. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 240, p. 68-81, dez. 2019. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1924>. Acesso em: 27 jan. 2020. doi: https://doi.org/10.17648/rbc-vol0n240-1924.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.