Gestão de custos em serviços: o caso de uma academia de ginástica em Canoas (RS)

  • Giovana Noschang Silveira
  • Patrícia Rodrigues da Rosa

Resumo

Esta pesquisa desenvolveu-se na área de gestão de custos, com ênfase no estudo do ponto de equilíbrio. Analisou-se uma academia de ginástica gaúcha que passava por um impasse financeiro, em que as receitas de suas atividades cobriam somente os custos e as despesas básicas, não restando recursos para outros fins. A questão que guiou a pesquisa foi investigar qual seria o número ideal de alunos e/ ou qual o preço ideal para as mensalidades. Assim, o objetivo principal do estudo foi identificar o ponto de equilíbrio para as atividades da empresa e proporcionar um melhor planejamento financeiro a partir de suas operações. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, mas utilizou-se também de evidências quantitativas. O método foi a pesquisa-ação, intervindo na realidade encontrada, modificando-a, com a participação de investigadoras e investigados. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiabertas com os gestores, pesquisa em documentos e observação participante. Na análise dos dados, constatou-se que a empresa estava atuando abaixo do seu ponto de equilíbrio. Foram realizadas diferentes combinações de preços para as mensalidades e volume de alunos atendidos, que levou os gestores à decisão de modificar tanto o volume de clientes quanto os preços dos serviços oferecidos, levando a empresa ao atingimento do seu ponto de equilíbrio.

Biografia do Autor

Giovana Noschang Silveira
Acadêmica do curso de Medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e egressa do curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Patrícia Rodrigues da Rosa
Doutoranda em Administração na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e professora de Administração no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Publicado
2019-12-20
Como Citar
SILVEIRA, Giovana Noschang; DA ROSA, Patrícia Rodrigues. Gestão de custos em serviços: o caso de uma academia de ginástica em Canoas (RS). Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 240, p. 40-57, dez. 2019. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1922>. Acesso em: 27 jan. 2020. doi: https://doi.org/10.17648/rbc-vol0n240-1922.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.