Perícia contábil nas investigações de crimes de lavagem de dinheiro

  • Rafael Fernandes de Castro

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo descrever a importância do Laudo Pericial Contábil para os usuários que atuam nas investigações de crimes de lavagem de dinheiro da Polícia Federal de Palmas (TO). Foram entrevistados 22 agentes (delegados, escrivães e agentes de polícia), sendo este número o total de usuários dos laudos periciais. Foi utilizado instrumento de pesquisa dividido em duas partes, sendo a primeira destinada a obter a caracterização dos respondentes e a segunda o posicionamento dos respondentes diante das assertivas apresentadas, contando com cinco opções de respostas, com uso da escala Likert de cinco pontos. Os resultados da pesquisa mostram que o perito não deve prosseguir com seus trabalhos, diante de dúvidas acerca da matéria investigada, e deve manter o sigilo das informações, a fim de não prejudicar o processo investigatório. Deve o laudo pericial ser confeccionado em prazo hábil e com a qualidade necessária para ser utilizado como meio probante dos delitos investigados, pois a relação penal é o que motiva o exame de corpo de delito, pois os crimes são ocultados pelos criminosos, sendo necessários mecanismos técnico-científicos para desvendá-los.

##submission.authorBiography##

Rafael Fernandes de Castro
Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Unirg e MBA em Controladoria pela Uniderp. Ex-agente-local-de-inovação no Programa ALI do Sebrae Nacional/CNPq. Atualmente contador atuante e professor de ensino básico, técnico e tecnológico pelo IFTO campus Gurupi. Cursos Técnicos e Superiores.
Publicado
2019-12-20
Como Citar
DE CASTRO, Rafael Fernandes. Perícia contábil nas investigações de crimes de lavagem de dinheiro. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 240, p. 14-27, dez. 2019. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1920>. Acesso em: 02 abr. 2020. doi: https://doi.org/10.17648/rbc-vol0n240-1920.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.