Desempenho de egressos dos cursos de Ciências Contábeis no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade

  • Jaqueline Garcia Maia Nunes Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

Com esse estudo, objetivou-se avaliar o desempenho dos bacharéis em Ciências Contábeis no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, nas edições realizadas a partir do 1º semestre de 2011, em âmbito nacional e por regiões do país. A coleta dos dados foi efetuada no portal do Conselho Federal de Contabilidade, os quais uma vez tratados foram analisados de forma descritiva e mediante a aplicação de testes estatísticos de diferenças de médias. Os resultados obtidos revelaram que, em média, 36,96% dos bacharéis que participaram nas edições do exame obtiveram aprovação, percentual que pode ser considerado pouco satisfatório. Observando-se os desempenhos nas questões envolvendo conteúdos, verificou-se um melhor desempenho nos conteúdos de formação básica em relação aos de formação profissional. Nesses últimos, destacaram-se os desempenhos em Auditoria e Perícia. Por fim, os resultados obtidos no estudo mostraram, em termos gerais, que há fragilidade na formação dos bacharéis nos cursos de Ciências Contábeis do país em termos de conhecimentos, de forma mais acentuada nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

##submission.authorBiography##

Jaqueline Garcia Maia Nunes, Conselho Federal de Contabilidade
Bacharel em Ciências Contábeis pela Unisinos. Trabalha na Empresa: Industrial Boituva de Bebidas S/A. E-mail: jackimaian@hotmail.com
Publicado
2019-10-31
Como Citar
NUNES, Jaqueline Garcia Maia. Desempenho de egressos dos cursos de Ciências Contábeis no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 239, p. 90-101, out. 2019. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1902>. Acesso em: 20 nov. 2019. doi: https://doi.org/10.17648/rbc-vol0n239-1902.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.